buscapé

sábado, 12 de outubro de 2013

Capitão dos títulos, Alessandro pode se despedir do futebol

A trajetória de quase seis anos de Alessandro com a camisa do Corinthians é repleta de vitórias, títulos e também de clássicos. Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, o capitão alvinegro pode encontrar o rival São Paulo pela última vez como profissional. Alessandro considera se aposentar do futebol após o fim desta temporada.
O capitão guarda em seu currículo grandes jogos contra o São Paulo, apesar de nunca ter feito gols. Participou de quase todo o tabu recente do Timão, que durou de 2007 a 2011, e das sucessivas vitórias de 2013 – que renderam título da Recopa Sul-Americana e uma vaga na final do Campeonato Paulista.
Na semifinal do estadual, aliás, Alessandro quase foi vilão. Na disputa por pênaltis, o lateral errou sua cobrança num momento em que o Corinthians tinha vantagem no placar. A falha foi amenizada pela perda de Luis Fabiano e o gol de Alexandre Pato, que levaram a equipe de Tite à final contra o Santos.
A primeira partida de Alessandro contra o São Paulo foi no dia 27 de janeiro de 2008, pelo Campeonato Paulista daquele ano. As equipes ficaram no empate sem gols. Na oportunidade, o jogador atuou na ala direita, já que Mano Menezes optou pelo esquema 3-5-2, com Chicão, William e Carlão na defesa.
Alessandro é o único elo restante entre dois grandes momentos do Corinthians: o time que conquistou a Série B, cuja base foi montada por Mano Menezes e, depois contou com o reforço de Ronaldo Fenômeno, e o campeão mundial, construído por Tite. O lateral foi o responsável por levantar duas das taças mais importantes da história alvinegra: além do Mundial, Alessandro foi capitão na Taça Libertadores.
Ao todo, foram oito títulos conquistados: além dos dois já citados, Alessandro também tem no currículo: Campeonato Brasileiro da Série B (2008), Copa do Brasil (2009), Paulistão (2009 e 2013), Campeonato Brasileiro (2011) e Recopa Sul-Americana (2013). O lateral está entre os jogadores mais vitoriosos da história do clube, ao lado de ídolos como Armando Del Debbio e Marcelinho Carioca.
Até o jogo deste domingo, a história do lateral no Corinthians conta com 248 jogos, quatro gols e taças de todo tipo. Retrospecto de respeito para o experiente Alessandro, que tem mais alguns meses até decidir se continua ou não sua carreira profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário