buscapé

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Corinthians celebra um ano de triunfo histórico no qual a amizade foi "tudo"

O Corinthians conseguiu há um ano o que o Atlético-MG espera fazer no próximo final de semana. E pintar o mundo de preto e branco, com um triunfo por 1 a 0 sobre o Chelsea, em Yokohama, foi algo obtido com as defesas de Cássio, a chegada de Paulinho, a cabeça de Guerrero e a amizade.
Em 16 de dezembro de 2012, a histórica vitória foi celebrada com os jogadores em roda no centro do campo. Observados por quase 30 mil corintianos nas arquibancadas, eles cantaram a música “A Amizade É Tudo”, de Thiaguinho e Rodriguinho, momento lembrado na entrega do Troféu Mesa Redonda.
Agora ex-técnico do Corinthians, Tite foi chamado ao palco da premiação e viu um vídeo com momentos da campanha. Na sequência, ouviu o artista Péricles entoar a música adotada como hino pelos alvinegros no Japão, permitindo-se cantarolar timidamente trechos como “somos um só coração
“É uma grata lembrança. Uma extraordinária lembrança!”, levantou o tom da voz. “Foi um grupo de pessoas especial em um momento especial de suas vidas. Fora a questão clubística, eram pessoas que gostavam do convívio entre elas”, comentou o emocionado gaúcho.
Coube a ele liderar os amigos que fechariam um ano perfeito derrubando Al Ahly e Chelsea no caminho para o troféu. “Quis o Papai do Céu: ‘Você vai estar com esse grupo nesse momento especial’. Vocês estão me quebrando as pernas me fazendo recordar isso tudo”, concluiu Tite.


domingo, 15 de dezembro de 2013

Timão vai abrir inscrição para casamentos na Arena Corinthians

Torcedor do clube poderá celebrar sua união com a pessoa amada no estádio, mas não no gramado. Espaços especiais serão dedicados a isso.

O Corinthians vai iniciar na próxima semana o processo de inscrição para os torcedores que tiverem interesse em casar na Arena Corinthians. A expectativa da diretoria de marketing do clube é que a ação seja um sucesso.  
A inscrição será feita via internet e possibilitará aos interessados ter prioridade na realização do evento no futuro estádio do Timão, previsto para ficar pronto no dia 15 de abril, e não mais em janeiro - o atraso é por conta do recente acidente que matou dois operários, no dia 27 de novembro.  
O casamento, porém, não poderá ser no gramado. Essa possibilidade está vetada. O campo será de uso exclusivo do futebol. Nenhum outro evento será liberado por lá. Nem mesmo shows musicais.  
Os casamentos na Arena Corinthians serão feitas em áreas internas do prédio oeste, onde ficará concentrada a parte mais luxuosa do estádio, com camarotes e salões para festa. O torcedor poderá escolher entre várias opções.  
Dentre elas, uma com vista para o campo. Os mais fanáticos poderão optar também por uma festa temática, com as cores do Corinthians. Mas as festas mais “conservadoras” também terão espaço no estádio alvinegro.  
Em junho do ano passado, por iniciativa da Odebrecht, construtora responsável pela obra, os operários tiveram a oportunidade de realizar um casamento coletivo. Mais de 60 casais oficializaram a união à época.

casamento coletivo estádio itaquerão corinhtians (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Na mira do Corinthians, Marcelo quer ficar no Atlético-PR por Libertadores

Revelação do Campeonato Brasileiro de 2013 segundo os critérios da CBF, o atacante Marcelo Cirino tem contrato com o Atlético-PR até janeiro de 2015. Apesar do longo vínculo, o Corinthians insiste na contratação do jogador e seu nome já foi até levado à aprovação do técnico Mano Menezes, que será anunciado nos próximos dias pelo clube paulista. Apesar de se mostrar alegre com o interesse corintiano, Marcelo já avisou: pretende ficar no time rubro-negro para jogar a Libertadores.

"Qualquer clube da importância como tem o Corinthians balança um jogador. Comigo não é diferente. Mas a minha intenção é ficar no Atlético-PR. Tenho contrato e quero jogar a Libertadores", disse o jogador na entrada da premiação Craque do Brasileiro, realizada na noite desta segunda-feira, em São Paulo.

Assim como o volante Éverton, que também negocia para 2014, Marcelo é um dos reforços pretendidos pelo Corinthians para a próxima temporada. O Atlético-PR, no entanto, pediu R$ 10 milhões, e os valores desanimaram a diretoria do atual campeão mundial. Sem direito de disputar a Libertadores do ano que vem, já que terminou o Brasileiro em décimo lugar, o clube paulista dificilmente terá a revelação do ano em seu plantel.

"A única coisa que eu sei é o que sai na internet. Até procurei não ficar vendo muito por causa dos jogos que tivemos nessa reta final. Eu estava focado mesmo na final da Copa do Brasil, na reta final do Brasileiro. Procurei focar nisso e acabava vendo pela internet essas notícias. Mas para mim, até agora, não chegou nada", explicou Marcelo Cirino.

"Eu vou ficar no Atlético-PR porque tenho carinho, gosto do clube e da cidade, minha família está adaptada. Que jogador não quer jogar uma Libertadores, ainda mais com 22 anos? Tudo isso me faz ficar no Atlético-PR", encerrou, demonstrando total intenção de permanecer na Arena da Baixada.
Corinthians quer Marcelo do Atlético-PR Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press

domingo, 8 de dezembro de 2013

No adeus aos gramados, Alessandro revela desejo de continuar no Timão

Derrota para o Náutico pela última rodada do Campeonato Brasileiro coloca um ponto final na trajetória profissional do ex-lateral: 'Desejo muito que eu não saia do clube'.

O apito final do árbitro Elmo Alves Resende Cunha na noite deste sábado, além de definir a derrota do Corinthians para o Náutico, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, colocou um ponto final na trajetória de Tite no Timão e na carreira profissional do lateral-direito Alessandro.
Capitão da equipe nas históricas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, no ano passado, o jogador foi muito procurado pelos torcedores corintianos na Arena Pernambuco no fim da partida. Emocionado, o agora ex-jogador falou sobre sua trajetória no clube e revelou desejo de permanecer no Corinthians em 2014, mesmo fora dos gramados.
– Eu cheguei na Série B, era um ano muito difícil, de reconstrução. E cinco anos depois ser campeão do mundo? É difícil demais, não dá para imaginar – afirmou.

– Não sei o que vou fazer. Eu desejo muito que eu não saia do clube. Acredito que depois de seis anos eu tenho alguma coisa a oferecer para o clube. Não sei exatamente o quê, a diretoria que vai definir. Sempre confiei neles. Nunca tive tantos empresários para cuidar da minha carreira porque eu confiei em pessoas aqui e continuo confiando. Tenho muita tranquilidade e segurança para falar que eu tenho muita coisa para ajudar o clube ainda – completou.
Líder do atual elenco, Alessandro vai continuar fazendo cobranças ao elenco em 2014. O ex-lateral promete ser reforço na arquibancada e prometeu não aliviar para os companheiros.
– Falei para a rapaziada que agora eu vou ser mais um a ficar lá em cima cobrando quando as coisas não derem certo. Vou torcer muito, quero ir para a arquibancada e acompanhar de perto tudo o que o Corinthians for viver nos próximos anos – disse.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Operador do guindaste que provocou acidente na Arena Corinthians nega falha

O operador de guindaste José Walter Joaquim, que içava a última peça da cobertura do estádio do Corinthians quando ocorreu o acidente que matou duas pessoas no dia 27, negou ter falhado durante a operação e disse que aguarda a perícia técnica para saber o que provocou a queda da grua. Ele prestou depoimento nesta quarta no 65º Distrito Policial, em Itaquera, na Zona Leste.

"Ele não tem uma explicação exata para o que ocorreu. Fizeram todo um planejamento para o trabalho, segundo ele", disse o delegado Luiz Antônio da Cruz, responsável pelas investigações.

De acordo com o depoimento, um plano de trabalho feito pela Construtora Odebrecht e validado pela empresa Locar, que operava o guindaste, mostrou que as condições técnicas de vento, chuva e solo eram favoráveis para o trabalho naquele dia. "Não tinha problemas com o solo, o tempo estava bom e ele disse, inclusive, que fez os outros 37 içamentos da obra", informou.

Segundo Luiz Cruz, o operador disse ainda que tentou várias vezes colocar a peça no local, mas não foi possível. Em seguida, o supervisor da operação pediu para que saísse do guindaste.
O advogado da Locar, Carlos Kauffmann, acompanhou o depoimento do funcionário da empresa e, na saída, fez questão de destacar as qualificações técnicas do assistido. "Ele tem 34 anos de experiência como operador de guindaste. Desde que esse equipamento chegou no Brasil, ele opera. Tem longa experiência", informou.

O defensor disse também que esse foi o primeiro acidente da carreira do operador e que o mesmo não relatou haver insegurança em relação ao solo no dia da ocorrência. "Se estivesse inseguro, não teria feito a operação", garantiu.

Kauffmann reforçou que, para ele, o erro humano está descartado e que a máquina está sendo submetida a análise de engenheiros e dos fabricantes, e só então poderá ser constatado se houve falha mecânica. "Qualquer desconfiança é suposição. Ele não tem hipótese. Ele trabalha com dados técnicos também. Vamos aguardar o laudo técnico para saber qual foi a causa", apontou.

Por outro lado, o delegado informou que um disco rígido com dados da máquina, o equivalente a uma caixa-preta do guindaste, será analisado na Alemanha, país de origem do fabricante. Ele disse que permanecerá colhendo depoimentos enquanto aguarda o laudo pericial, que deve ficar pronto até o fim do mês. "Posso até fazer outras oitivas diante do que o perito me passar".
Na próxima semana, o delegado deve chamar o supervisor da Locar que acompanhava o trabalho do operador de guindaste. O prazo para finalização do inquérito é 30 dias, mas ele pode pedir prorrogação. Segundo Cruz, primeiro estão sendo chamados funcionários responsáveis pelas atividades, como engenheiros, e os que estavam diretamente envolvidos com a ocorrência, para, em seguida, ouvir outros operários.

Na manhã desta quarta, representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 visitaram o canteiro de obras do estádio do Corinthians, que sediará a abertura dos jogos em junho do próximo ano.

Ontem, as entidades informaram que quatro dos seis estádios ainda não concluídos - os de Cuiabá, Manaus, Natal e Porto Alegre - estão sendo preparados para fazer o primeiro evento em janeiro próximo. Além desses, o de Curitiba também pode ser inaugurado em janeiro.

Quanto ao Itaquerão, Fifa e COL disseram que é prematuro fazer uma avaliação concreta, porque o relatório técnico e a investigação das autoridades locais sobre o acidente ainda não foram concluídos.


Acidente Arena Corinthians

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Walter admite desejo de jogar no Timão

Pela primeira vez desde que começou a brilhar pelo Goiás no Campeonato Brasileiro deste ano, o atacante Walter admitiu o desejo de atuar pelo Corinthians na próxima temporada. Logo após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no último domingo, em Porto Alegre, o ‘gordinho’ classificou o Timão como o “maior time do Brasil” e revelou que somente a especulação sobre um possível interesse do Alvinegro já é um motivo de orgulho.
“Ainda não recebi proposta, mas imagine receber... Só uma conversa com o Corinthians já é importante para a carreira do jogador. Fico feliz porque o Corinthians é o maior time que tem no Brasil, sem dúvida. Só um boato já fico muito feliz”, disse Walter, que, quando foi questionado se iria para o Corinthians caso recebesse uma proposta, não poupou sinceridade. “Sem dúvida (quero ir), quem não quer ir para o Corinthians? Você vai e se joga. É uma grande equipe e onde todo mundo quer jogar”, revelou o atacante.
Walter tem contrato com o Porto, de Portugal, até 2015, mas interessa a alguns clubes do futebol brasileiro. Recentemente, especulou-se que o Corinthians, em renovação após a saída de Tite, veria no ‘gordinho’ um reforço ideal para reconquistar a boa relação com a torcida em 2014. Ele é o quinto maior artilheiro da atual edição do Campeonato Brasileiro, com 15 gols, e o principal responsável pela excelente campanha do Goiás, que ocupa a quarta colocação e briga por vaga na Copa Libertadores da América.
Nos últimos meses, Walter já admitiu ter recebido propostas de clubes de dentro e fora do Brasil, e que, por outro lado, poderia optar por permanecer no Goiás. O Esmeraldino foi o clube que o acolheu na Série B do Campeonato Brasileiro em 2012, e a equipe na qual ele mostrou o futebol que dele se esperou em Internacional, Cruzeiro e Porto, onde não conseguiu brilhar em seus quase sete anos de carreira.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Andrés expressa dor por mortes e avisa: 'Se cedeu, a perícia vai dizer'

Responsável pela obra da Arena Corinthians e ex-presidente do Timão fala sobre a tragédia. Um dos operários dormia em seu horário de descanso ao ser atingido.

A Odebrecht, construtora responsável pelas obras da Arena Corinthians, e diretor do estádio, Andrés Sanchez, se manifestaram na tarde desta quarta-feira para explicar o acidente que matou dois operários: Fabio Luis Pereira, 42 anos, motorista e operador, e Ronaldo Oliveira Santos, 44 anos, montador. Fábio estava em seu horário de descanso e cochilava no caminhão, que acabou ficando sob os escombros. Ronaldo também cochilava em um túnel.
- É com muita tristeza e lamentação que comunicamos o falecimento de dois operários. Estamos todos tristes. Queria que vocês entendessem a dor que estamos sentindo. Vamos dar toda assistência às famílias. Estamos disponíveis para tudo que elas necessitarem. Um operário estava no caminhão e o outro estava na hora de descanso deitado, cochilando em um túnel e não teve tempo de sair, ele sabia que não era para estar lá - disse Andrés.
Sanchez relatou como recebeu a notícia do acidente, já que estava na obra na hora da tragédia. E prefere não tirar conclusões precipitadas.
- Eu estava no momento do acidente. Eu ia até um pouco mais perto para ver a peça. A segurança da construtora não me deixou passar. E comecei a ouvir o barulho. Qualquer acidente com vitima é grave. Apesar dos cuidados, fatalidades existem. Se cedeu, se caiu, a perícia é quem vai dizer. Ainda não temos condições de falar.
Andrés também não quer pensar em prazo de entrega do estádio, que será o palco do jogo de abertura da Copa de 2014, dia 12 de junho. O acidente pode comprometer a entrega do estádio à Fifa. A data acordada atualmente é janeiro do ano que vem.
- Não quero saber de Fifa, de nada aqui, estou é preocupado com as famílias. Por mais que façamos algo, os operários mortos não voltam, mas o que pudermos fazer para amenizar tanta dor será feito. Tivemos duas vítimas, que é como se fossem milhões para nós, mas mais ninguém com arranhões.
Frederico Barbosa, gerente operacional da Odebrecht, tratou ainda de esclarecer que o restante da construção não foi comprometido com o acidente. A interdição emergencial engloba 30% da obra, justamente no local do acidente e seus arredores.
- A estrutura não sofreu nenhum comprometimento. Houve danos em uma parte do prédio, mas nada que comprometa a segurança da estrutura.
Andrés disse que este não é o momento de falar sobre prazos de retorno das atividades ou até de entrega da obra.
- Esse momento nós não estamos nem pensando nisso. O que menos estamos preocupados é com prazo, com cronograma. O que causou o acidente as autoridades vão investigar nos próximos dias e falar oficialmente. Mas não afetou nada de estrutura. Se cedeu, se caiu, a perícia é que vai dizer. Ainda não temos condições de dizer.
A fatalidade se deu porque três estruturas metálicas caíram na parte traseira do estádio em construção, nesta quarta-feira. Elas foram atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio leste. O painel de LED que fica na parte externa do local também foi danificado.
O Corinthians divulgou nova nota oficial decretando luto de sete dias pelo acidente ocorrido no início da tarde desta quarta-feira, na Arena Corinthians, em Itaquera. Os funcionários
O guindaste que caiu era considerado o maior do Brasil, com 114 metros de altura e com capacidade de suportar 1.500 toneladas, relatado em agosto de 2012. Frederico Barbosa lembrou disso na coletiva, esclarecendo que o acidente não deve ter acontecido por excesso de peso no guindaste.

- A operação estava correta, o guindaste içou a peça, era parte do procedimento, não foi feito nada fora do que estava programado. Esperamos o momento ideal para a operação, tinha parado de chover, as condições estavam boas. Agora vamos esperar a perícia para uma resposta correta. Este guindaste tem capacidade para um peso três vezes superior.

acidente estádio Corinthians obras corpo (Foto: AFP PHOTO/LANCEPRESS)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Corintianos já compraram 14 mil ingressos para despedida de Tite

A pré-venda de ingressos dá mostras de como será a despedida de Tite da torcida corintiana. De acordo com dados divulgados pelo Timão, já foram adquiridos 14 mil ingressos para o duelo contra o Internacional, todos somente via internet, forte indício de que o Pacaembu estará lotado às 21h (de Brasília) deste sábado. Este será o último compromisso do treinador no estádio, já que ele não terá seu contrato renovado para 2014.

A venda online de entradas para a partida entre Corinthians e Internacional teve início na última semana, e se estenderá até o final desta segunda-feira. Na terça, o posto de atendimento do Fiel Torcedor do Parque São Jorge comercializará ingressos para membros do programa até as 20h (de Brasília). Um dia depois, os convites estarão normalmente à disposição nas bilheterias oficiais.

A diretoria do Corinthians deve promover série de homenagens a Tite antes e depois da partida deste sábado. No clube desde 2010, o treinador conquistou um Campeonato Paulista, um Brasileiro, a Copa Libertadores da América, o Mundial de Clubes da Fifa e a Recopa Sul-Americana. Além disso, tornou-se o segundo técnico que mais comandou o time, já que deixará a equipe com 272 jogos - 169 a menos que Osvaldo Brandão.

Até aqui, o maior público do Corinthians como mandante no Campeonato Brasileiro é o registrado no duelo contra o Flamengo, ainda no primeiro turno. Comemorando o aniversário do time, a torcida levou 36.543 pessoas ao Pacaembu.

sábado, 23 de novembro de 2013

Paulo André dá lugar a Cleber em jogo contra Flamengo

Paulo André não treinou durante toda a semana por causa de dores na panturrilha e não encara o Flamengo neste domingo no Maracanã.


O treino do Corinthians  deste sábado, antes da viagem para o Rio de Janeiro, confirmou a expectativa da escalação para a partida contra o Flamengo. Vai para campo domingo, no Maracanã, o time que foi observado no coletivo de quinta-feira, com Cleber no lugar de Paulo André.
O zagueiro titular não treinou durante toda a semana por causa de dores na panturrilha, resumindo suas atividades a trabalhos de fisioterapia e entrevistas sobre seu engajamento no movimento Bom Senso FC. Assim, será formada uma dupla que já foi bem em outras oportunidades, formada por Cleber e Gil.
No segundo jogo de sua temporada de despedida a Tite, o Corinthians vai ter a seguinte formação: Walter; Edenílson, Cleber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Renato Augusto; Emerson.
Douglas e Alexandre Pato, destaques na goleada alvinegra por 4 a 0 no primeiro turno, ficarão no banco. Guerrero, que retornaria de lesão no pé esquerdo e seria opção para o segundo tempo, não viajou porque, segundo o clube, tomou um medicamento por conta própria que poderia causar problemas no exame antidoping.

Medo de exame antidoping



A volta de  Guerrero ao Corinthians, previsto para domingo, foi cancelada. O peruano foi tirado da partida contra o Flamengo por medo do exame antidoping, já que, segundo o clube, tomou um medicamento por conta própria na sexta-feira.
Ficou o temor de que uma das substâncias do remédio fosse proibida e acusada em um possível teste após o confronto. Assim, Alexandre Pato será o único atacante alvinegro no banco de reservas no estádio do Maracanã.
Recuperado de uma cirurgia no pé esquerdo, Guerrero estava liberado para atuar por até 40 minutos. Seria seu primeiro jogo desde 6 de outubro, quando participou, já no sacrifício, da derrota para o Atlético-MG.
O peruano foi até onde suportou com uma fratura parcial no quinto metatarso, mas a operação acabou sendo necessária. Ele completará um mês da intervenção cirúrgica no domingo e, nesse período de recuperação, pode ter feito uso da suposta substância proibida.
Serão feitos exames de sangue nos próximos dias para saber se a substância deixou o comportamento do camisa 9. É provável que ele esteja à disposição para a partida do próximo sábado, contra o Internacional, a despedida de Tite da Fiel no Pacaembu.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cássio volta a correr e aumenta chance de voltar ainda neste ano

O goleiro Cássio foi liberado pelo departamento médico do Corinthians e iniciou o trabalho de preparação física. Ele correu pelo CT do Parque Ecológico na manhã de terça-feira, a exemplo do que já havia acontecido na segunda, dia de folga para a maior parte do elenco do Corinthians.

O camisa 12 se machucou há exatamente um mês, no dia 19 de outubro, na vitória sobre o Criciúma. Ele sofreu uma lesão na coxa direita em uma reposição de bola com a mão - mais um de seus recorrentes problemas físicos na temporada - e passou a ser substituído por Walter.

O reserva entrou muito bem, motivo pelo qual não existe grande pressa pelo retorno do titular. A situação do time no Campeonato Brasileiro, fora de qualquer disputa relevante, reforça a calma, mas Tite já avisou que pretende, sim, contar com Cássio assim que ele estiver à disposição.
O herói do último Mundial não voltará no próximo domingo, contra o Flamengo, mas tem chance de atuar diante do Internacional, no Pacaembu, ou do Náutico, em Pernambuco. Serão as últimas partidas do Corinthians na segunda passagem de Tite pelo clube.

A situação é semelhante à de Guerrero, em recuperação de uma cirurgia no pé esquerdo. Ele começou a correr no gramado do CT do Parque Ecológico na última semana e tem chance de atuar em uma das duas rodadas finais do campeonato.

Goleiro Cássio se lesionou em jogo com o Criciúma Foto: Bruno Santos / Terra

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tite escolhe amuleto para despedida e revela pedido de Romarinho

Contra o Vasco, técnico usa traje das conquistas de Brasileiro e Libertadores. Camisa também será utilizada contra o Inter. Atacante ouve bronca e diz: 'Está bem, mas fica'.

O técnico Tite ainda não se entregou às emoções de sua despedida do Corinthians. Quer deixar as lágrimas para o jogo do dia 1º de dezembro, contra o Internacional, último dele no Pacaembu como comandante alvinegro. Mas pequenos detalhes já estão preparados para o cenário que vai marcar sua derradeira passagem pelo palco de tantas conquistas pelo clube. Uma camisa preta, aparentemente simples, é um dos símbolos dos três anos vitoriosos do técnico.

A camisa usada nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2011 e da Taça Libertadores de 2012 foi a mesma vestida por Tite no empate por 0 a 0 com o Vasco, no último domingo. E será ela a escolhida para o dia especial que o aguarda na despedida do Pacaembu.
No início do dia, um papo com sua mulher, Rose, foi o responsável por definir o traje para este domingo. Ele fez de tudo para tratar o dia como um outro qualquer, mas não conseguiu.
- Ela olhou para mim e falou “É essa”, apontando para a camisa. A escolha foi de propósito – revelou.
 - Já tomei banho de água gelada com ela duas vezes, em duas conquistas. Foi o reconhecimento dos atletas comigo. Eu lembrei disso agora. Minha família ficou muito feliz com esse reconhecimento – completou, emocionado.
Neste domingo, Tite evitou ao máximo falar sobre o fim de seu ciclo no Corinthians, mas deixou escapar momentos emocionantes na preleção, na entrada no gramado, quando chegou a morder o lábio para segurar o choro, e no fim da partida – com mais gritos de “Tite, Tite, Tite” vindos das arquibancadas.
- Quando o Paulo André chamou o time para oração, tentei ficar alijado para ter a maior concentração possível. Eu não estava em meu estado normal, não trabalhei em meu estado normal. Sou um ser humano. Isso mexe - destacou Tite.
O momento de emoção teve espaço até para uma bronca em seu atacante titular.
- Dei uma dura no Romarinho, que me falou assim: “Está certo, professor, mas então fica”. Só para representar um pouquinho disso. A filha do Edu (Gaspar, gerente de futebol), de sete anos, me deu um abraço e falou para eu ficar. Mas não quero agradecer agora, quero deixar para o jogo contra o Inter – relevou o técnico.
São mais três jogos de era Tite no Corinthians: contra Flamengo, Internacional e Náutico. Com a cuidadosamente passada camisa preta, o técnico espera viver com intensidade os últimos momentos pelo clube alvinegro. Com a certeza de que um dia retornará.
- Vou curtir cada instante. Em 2005, quando saí daqui pela primeira vez, tinha certeza de que voltaria. Agora, com esse carinho da torcida, essa sensação pode voltar – finalizou o comandante.
MOSAICO Tite Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

domingo, 17 de novembro de 2013

Muralha, Mão garante título Mundial do Timão sobre o Fla nos pênaltis

 Goleiro defende duas penalidades, vira herói e ajuda paulistas no inédito caneco do Mundialito de futebol de areia no Rio.

 De um lado o Corinthians, base da seleção brasileira e favorito; do outro, o Flamengo, empurrado pela sua fanática torcida. Melhor para o Corinthians, através das mãos de Mão, que defendeu dois pênaltis (um no tempo normal e outro nas cobranças alternadas), sendo o herói do duelo, que valeu a ele os prêmios individuais de luva de ouro e o melhor jogador do campeonato.

Assim como aconteceu na partida de abertura da competição, o Timão venceu o Rubro-Negro, desta vez nos pênaltis, após empate por 3 a 3 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, e conquistou o inédito título mundial. Repetindo o que aconteceu no ano passado, os rubro-negros terminaram na segunda posição. Na disputa de terceiro lugar, melhor para o Vasco, que superou o Botafogo por 3 a 1.
A decisão teve um duelo à parte entre o goleiro corintiano e Eudin, do Flamengo. Se no primeiro período, o camisa 8 rubro-negro levou a melhor, com direito a um gol e duas bolas na trave, nos dois finais coube a Mão ir à forra e fazer defesas espetaculares, além de ter tido sorte em outras duas bolas do maranhense que explodiram no seu poste. Para completar, a muralha cresceu em pênalti cobrado por Léo, ainda no terceiro tempo, e no do craque Benjamin já nas cobranças alternadas. Das quatro infrações que teve contra si em todo o torneio, o arqueiro da seleção brasileira pegou todas, feito inédito na sua carreira.
- Deus tem feito coisas maravilhosas comigo, mas o que importa que o Corinthians foi campeão do mundo e agora vamos para casa comemorar com a família - declarou o camisa um alvinegro.
Destaque do Flamengo na final e também em toda a competição, Eudin parecia não acreditar na performance do goleiro adversário.
- Parecia que ele estava com um ímã para a bola ir em cima dele, mas quando não é para ser, as coisas não dão certo. Eu mesmo chutei quatro bolas na trave, nunca aconteceu isso num jogo comigo. Parabéns para ele e para o Corinthians. Eles mereceram - disse Eudin, bola de ouro do campeonato com sete gols, incluindo os dois da final.

A decisão:

Empolgados pela final e com a Arena de Copacabana lotada, Flamengo e Corinthians começaram o jogo a “mil por hora”, com os paulistas dominando os minutos iniciais. Uma cabeçada de Rafinha e um arremate de Bruno Xavier obrigaram Willian a fazer duas importantes defesas. O Rubro-Negro respondeu com Eudin, que atormentava o rival. Em um intervalo de tempo inferior a três minutos, o camisa 8 colocou duas bolas na trave direita de Mão. A insistência do maranhense foi recompensada restando 3m19s para o fim do primeiro tempo com um chute rasteiro, que, desta vez, entrou. A resposta dos corintianos veio na saída de bola com um arremate certeiro de Fernando DDI. Empate no placar.

Corinthians vira, e Mão é destaque
O segundo tempo começou mais devagar com as equipes não querendo arriscar muito. O primeiro lance de perigo veio com o arretado Eudin, já na segunda metade do período. Desta vez, melhor para Mão. Com um chute cruzado, Rafinha respondeu em seguida. Quando o jogo caminhava para um empate no tempo final, Willian bateu roupa na frente do artilheiro André, que não perdoou e virou para os paulistas. O camisa 9 quase ampliou em seguida, após um belo voleio. Com pouco mais de dois minutos para o encerramento do período, o duelo mais visto no jogo aconteceu novamente. Eudin sofreu falta, pegou a bola, ajeitou com carinho, e soltou a varada para a defesa de Mão. No rebote, o maranhense teve mais uma oportunidade, mas parou, novamente, na muralha, que operou um verdadeiro milagre.
Como diria o ditado, quem não faz leva. E foi na mesma moeda que o Corinthians marcou seu terceiro gol. Após sofrer falta próxima da área, Bruno Xavier provou o motivo de ser considerado o melhor jogador do mundo na atualidade. Em cobrança perfeita, o jogador venceu Willian fazendo 3 a 1. Eudin ainda teve a oportunidade de descontar, mas o camisa 1 corintiano estava impossível.

Gols de Eudin e Benjamin levam o jogo para a prorrogação; Mão pega pênaltie e vira  herói

O Flamengo voltou para o tempo final no tudo ou nada. Com 7m44s no cronômetro, Eudin pegou um lindo sem pulo e diminuiu a desvantagem. O gol inflamou a torcida que passou a jogar junto. Um pênalti em Léo poderia ter empatado a partida. Porém, no gol corintiano estava Mão. O camisa 1 repetiu o que já havia feito contra os cariocas na estreia e defendeu. O artilheiro da competição teve a revanche contra o arqueiro restando cinco minutos para o fim. Novamente, deu Timão. Novamente, Mão, que arrancou os gritos de “Ei, ei, ei, o Mão é o nosso Rei” dos torcedores atrás de sua meta.
Mas água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Foi assim que Benjamin venceu a muralha alvinegra com quatro minutos para o encerramento do último tempo, empatando o marcador em 3 a 3. Bruno Xavier ainda teve duas oportunidades, mas falhou na conclusão. Léo teve mais uma, mas, outra vez, Mão estava lá. A final iria para a prorrogação.
Prorrogação e penalidades máximas
Debaixo de chuva, os três minutos de tempo extra reservaram duas chances para cada lado, mas Mão e Willian foram superiores aos atacantes e garantiram que o enredo teria seu grand finale na disputa alternada das penalidades máximas. E Mão provou que a manhã era mesmo dele. Ao pegar mais um pênalti, desta vez do craque rubro-negro Benjamin, o camisa um só precisou aguardar a cobrança de Bruno Xavier balançar a rede de Willian, que chegou próximo da bola, para soltar o grito de "É Campeão".
Mão e Benjamin futebol de areia Corinthians x Flamengo (Foto: Fabio Leme)
Corinthians futebol de areia (Foto: Marcelo Fonseca / Agência Estado)

sábado, 16 de novembro de 2013

Tite se emociona, segura choro e resume sentimento: ‘Obrigado’

Após três anos no Corinthians, técnico vive turbilhão de emoções em sua saída. Brincadeiras, tristeza e irritação compõem cenário do adeus.

. Emocionado após o anúncio de que não será o técnico do Corinthians em 2014, Tite fez o possível para segurar o choro durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira. Em seu momento mais “crítico”, só conseguiu dizer uma palavra – repetida três vezes – para externar o sentimento em relação ao clube e à torcida:

- Obrigado, obrigado, obrigado.
 Após um longo suspiro, o técnico levou uma das mãos ao rosto, limpou uma lágrima solitária, intrusa, e continuou a falar com os jornalistas. Mas não sem se emocionar a cada pergunta sobre sua história no clube. Ou se exaltar ao ser questionado sobre o empenho dos atletas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Uma mistura de emoções que, ele garante, nunca viveu em outro lugar.
Talvez por isso, Tite tenha repetido tantas vezes que não irá comandar outro clube brasileiro no início de 2014. A ligação com o Corinthians nesses três anos foi visceral, a ponto de o técnico declarar que gostaria de ficar se o time conseguisse o quase milagre de uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.
- Ontem (quinta-feira) brinquei com o presidente Mário Gobbi. Vai que nos classificamos para a Libertadores... Aí me grudo naquele mastro no CT e ninguém me arranca daqui – disse, aos risos.
Não é por falta de vontade que Tite não ficará no Corinthians. Mesmo assim, há o entendimento de que o futebol tem seus ciclos, que devem ser respeitados. A proximidade da família deu a base necessária para ele segurar a bronca quando virou alvo de dezenas de câmeras ávidas por uma declaração mais forte do quase ex-técnico alvinegro. Se dependesse da amada Rose, certamente os três anos dentro do clube se prolongariam.
Tite, com os olhos já vermelhos, as mãos trêmulas, reafirmou que a decisão da saída foi mais profissional do que pessoal. Ao seu lado, o presidente Mário Gobbi acenava positivamente, dando-lhe um tapinha carinhoso no ombro direito.
- Tem certos momentos e decisões que são únicos na vida. O lado familiar pesa, e a vontade deles era de que eu não saísse. Mas pesa mais a decisão do técnico, junto com a direção, que era o momento de terminar esse trabalho. Parem de pegar pelo lado da emoção que vocês vão me arrebentar – brincou Tite.
O cenário de emoção permitiu ainda um momento de exaltação, quando o técnico foi questionado sobre as pretensões dos jogadores no fim do Brasileirão. Aí, o tom de voz se elevou, e Tite foi mais firme, exaltou o trabalho, esqueceu-se que seu ciclo no Corinthians só tem mais quatro jogos a serem cumpridos.
Minutos depois, porém, voltou a se dar conta de que era o fim. O quase fim. Afinal, ele quer o máximo de seu time nos compromissos que faltam. Para poder deixar o clube tranquilo, com sensação de missão cumprida. Como se já não tivesse conquistado o suficiente.
- Quero ter a mesma sensação de ir para casa, botar a cabeça no travesseiro e ficar em paz. Eu quero ter essa sensação no final – afirmou.
Fim mesmo, só após o jogo contra o Náutico, dia 8 de dezembro, no Recife. Dia em que o técnico mais vitorioso do Corinthians vai deixar o clube pela porta da frente e deixá-la aberta, pronta para um retorno no futuro.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Tite é avisado por Corinthians que não continuará; Mano Menezes é o substituto

Tite não vai continuar no Corinthians em 2014. Um dos mais vitoriosos técnicos da história do clube, o gaúcho foi avisado pela diretoria, nesta quinta-feira, que seu vínculo não será renovado. Mano Menezes vai assumir em janeiro o comando do time que deixou em 2010.
A decisão pegou de surpresa Tite, que havia se mostrado animado com as duas vitórias consecutivas da equipe. Ele mantinha o desejo de permanecer e alimentava a esperança de uma arrancada nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro para provar que ainda tinha capacidade de conduzir o elenco alvinegro.
Não foi assim. Em reunião no CT do Parque Ecológico, o treinador foi comunicado que sua segunda passagem pelo Corinthians se encerrará no dia 8 de dezembro, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O clube vai se pronunciar oficialmente sobre o assunto na manhã de sexta, em entrevista do presidente Mário Gobbi.
Tite sabia que uma reunião sobre o assunto aconteceria depois que o risco de rebaixamento fosse completamente afastado, o que aconteceu na noite de quarta, no triunfo sobre o Coritiba. De volta a São Paulo, o técnico teve o tal encontro com os dirigentes e ouviu que acabou.
Sem saber o futuro, um dia antes, o gaúcho procurava se apegar ao passado recente “extraordinário”. Após uma passagem razoável entre 2004 e 2005, ele voltou ao Corinthians em 2010, engatando uma sequência histórica a partir do ano seguinte: foram conquistados um Brasileiro, uma Libertadores, um Mundial, um Paulista e uma Recopa Sul-americana.
Caso não haja nenhuma mudança nos planos e Tite fique mesmo até o fim do Brasileiro, ele deixará a agremiação do Parque São Jorge com 272 partidas, atrás apenas de Osvaldo Brandão (441). Por enquanto, são 268 jogos, com 131 vitórias, 83 empates e 54 derrotas.

Corinthians no embalo

Instável no Campeonato Brasileiro, Timão vence duas partidas consecutivas e volta a atuar na capital 'com moral' diante da Fiel.

A vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Coritiba marca um momento raro da equipe no Campeonato Brasileiro: foi a segunda vitória consecutiva (já havia batido o Fluminense pelo mesmo placar, no domingo), fato que só havia ocorrido em uma oportunidade no torneio: entre a 10ª e a 11ª rodada, quando o Timão venceu Grêmio e Criciúma. Para embalar ainda mais os alvinegros, no próximo fim de semana a equipe voltará ao estádio do Pacaembu, após quase dois meses.

A última partida pelo Campeonato Brasileiro foi o empate sem gols com o Cruzeiro, no dia 22 de setembro. Três dias depois, o Corinthians também ficou no 0 a 0 com o Grêmio, mas pela Copa do Brasil. Desde então, atuou como mandante apenas do interior de São Paulo, por conta de duas punições impostas pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
O primeiro gancho do Timão aconteceu devido à briga entre torcedores nas arquibancadas do estádio Mané Garrincha, em Brasília, no empate por 1 a 1 com o Vasco, no dia 25 de agosto. Sentenciado com quatro partidas longe de São Paulo, o Corinthians mandou dois jogos em Mogi Mirim (contra Bahia e Atlético-PR), um em Itu (contra o Criciúma) e outro em Araraquara (contra o Santos).
Quando tudo parecia encaminhado para retornar ao Pacaembu, o clube do Parque São Jorge voltou ao Tribunal por conta de uma garrafa d’água atirada no assistente Bruno Salgado Rizo, na goleada sofrida por 4 a 0 para a Portuguesa, em Campo Grande. Desta vez, a pena foi menor: apenas uma partida, contra o Fluminense, em Araraquara – cumprida no último domingo. A hora do reencontro com a Fiel, enfim, chegou.
Criticado pelos torcedores pela postura pouco aguerrida e pela suposta falta de vontade, o Corinthians sofreu com diversos protestos ao longo do Brasileirão. A pressão sobre o elenco, que não rendeu o esperado pela torcida e também pela diretoria, deverá se transformar em apoio no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), contra o Vasco. Afastado da zona de rebaixamento, o Timão sonha chegar ao G-4.
Nona colocada, a equipe ainda terá mais um jogo no Pacaembu além do confronto deste fim de semana. No dia 1º de dezembro, o Corinthians faz sua última partida em casa na temporada, contra o Internacional, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fora, o Timão ainda encara Flamengo e Náutico.

Walter Corinthians x Coritiba (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)

Estádio do Corinthians terá poltronas da Ferrari em setor VIP

O futuro estádio do Corinthians terá um setor VIP com 600 poltronas de couro, fornecidas pela mesma fabricante de assentos para os carros da Ferrari. Será a primeira vez que a empresa italiana Frau fornecerá poltronas para um estádio de futebol. Cada uma delas terá o símbolo do clube paulista desenhado a laser.

A Frau é propriedade de um fundo controlado por Luca di Montezemolo, presidente da própria Ferrari. Quem adquirir cada unidade (por valor não divulgado) terá direito a 86 lugares na arquibancada de aquecimento do estádio, onde poderá acompanhar à preparação do time antes do início de cada partida.

A carga de poltronas será dedicada a um setor chamado de Very VIP (ou VVIP) e serão produzidas a partir do couro de gado bovino criado especificamente para esta finalidade. De quebra, segundo a publicação, cada proprietário será contemplado com viagens à sede da Ferrari, na cidade de Maranello (Itália).

Setor VVIP terá assentos da italiana Frau, a mesma que fornece para os carros da Ferrari Foto: David Newhardt/Mecum Auctions / Divulgação

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Em paz com a torcida, Pato recebe mensagens de apoio em rede social

Atacante posta foto do elenco alvinegro nos vestiários da Arena da Fonte Luminosa após a vitória contra o Fluminense e agrada corintianos

Um dia após fazer o gol da vitória do Corinthians sobre o Fluminense, em Araraquara (SP), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante Alexandre Pato parece ter acabado com os problemas de relacionamento com a torcida alvinegra. O jogador estava em baixa desde o pênalti desperdiçado contra o Grêmio, nas quartas de final da Copa do Brasil e que determinou a eliminação do Timão na competição nacional.
Ativo nas redes sociais, Pato interrompeu "jejum" na internet nesta segunda-feira ao postar uma imagem com uma frase motivacional do americano Michael Jordan, ex-jogador de basquete e um dos maiores ídolos do esporte. A mensagem, porém, dividiu seus seguidores.
Mais tarde, o atacante publicou uma foto do elenco alvinegro reunido após a partida contra o Fluminense, no último domingo, nos vestiários da Arena da Fonte Luminosa. Desta vez, o post foi bem aceito entre os corintianos.

- O que une uma equipe é quando um cobre as fraquezas do outro - escreveu.

Pato exalta união do time do Corinthians em foto no Instagram (Foto: reprodução)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Corinthians se aproxima de zona de conforto

 Timão mais perto da meta de 46 pontos no Brasileiro e abre caminho para negociação com o técnico.

 O Corinthians chegou a 45 pontos ao vencer o Fluminense por 1 a 0, no último domingo, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Na 12ª colocação no Campeonato Brasileiro, o Timão está pronto da “zona de conforto”  dos 46 – em outras palavras, não correr mais riscos de cair para a Série B. Só depois disso a diretoria vai abrir negociações para renovação - ou não - com o técnico Tite.

Desde que a equipe ficou longe de uma vaga na Taça Libertadores da América, com a eliminação na Copa do Brasil e a situação complicada no Brasileirão, a permanência do treinador se tornou o principal assunto no clube. O vínculo se encerra em dezembro, e a diretoria já iniciou o planejamento para 2014, independentemente do acerto com Tite.
 Faltam cinco jogos para o Corinthians encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro. Um ponto na partida contra o Coritiba, quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio Couto Pereira, já coloca a equipe no posto desejado e libera o técnico para negociar sua permanência. Depois, ainda restarão os confrontos com Vasco, Flamengo, Internacional e Náutico.

– Eu combinei com o presidente Mário Gobbi e todas as pessoas ligadas à diretoria que estávamos em um momento muito importante e aguardaríamos a hora certa. Não posso ser pretensioso. Estou mais contente agora – afirmou Tite.

Independentemente da permanência do técnico, o Corinthians já começou a sondar reforços para 2014. Tanto no Brasil quanto no exterior, os responsáveis pelo futebol do clube já observam a situação de atletas que podem integrar o elenco na próxima temporada. O diretor de futebol Roberto de Andrade já admitiu que há carências no grupo atual e que inevitavelmente haverá mudanças.

Tite não acredita que a incerteza em relação à continuidade do próprio trabalho no Corinthians seja um entrave para a formação do elenco para o ano que vem. O comandante deixou claro que admite consultas, mas não se envolve quando o assunto remete a pessoas acima dele na hierarquia do clube, por não saber quais são as pretensões ou a disponibilidade em relação ao orçamento.

– Técnico não é manager. Não vê orçamento do clube ou diz onde vai investir. Quem faz isso é dirigente, para isso existem Roberto, Duílio (Monteiro Alves, diretor-adjunto) e Edu (Gaspar, gerente de futebol). Eles estão numa escala acima da minha, e eu nem gosto de me envolver com esses assuntos de grana. O planejamento já está direcionado – argumentou.

No fim  do mês passado, Tite completou três anos à frente do Corinthians. O primeiro jogo em que o técnico comandou o Timão foi em maio de 2004, enquanto a reestreia da atual passagem aconteceu em outubro de 2010. São 267 jogos, com 130 vitórias, 83 empates e 54 derrotas
Tite (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Não garanto volta de Pato ao time titular: “Tenho que pensar” diz Tite

 Alexandre Pato marcou um gol de pênalti contra o Fluminense, tirou a camisa, correu com a mão na orelha para escutar parte da torcida do Corinthians voltar a idolatrá-lo e foi o jogador mais festejado pela vitória por 1 a 0 de domingo, em Araraquara. Mas poderá continuar como reserva.
“Tenho que pensar”, desconversou o técnico Tite, que não quis garantir a escalação de Pato contra o Coritiba, no compromisso de quarta-feira, no Couto Pereira. Para fugir do assunto, ele até lembrou que os meias Douglas e Renato Augusto sentiram dores diante do Fluminense. “Conheço os meus atletas”, sorriu.
Renato Augusto foi improvisado como centroavante nos últimos jogos do Corinthians, função que caberia a Alexandre Pato (o peruano Guerrero, titular do setor, está lesionado). O jogador mais caro já contratado por um clube brasileiro, contudo, caiu em desgraça depois de desperdiçar um pênalti com uma “cavadinha” contra o Grêmio, na Copa do Brasil.
Após amenizar a pressão por converter a sua cobrança diante do Fluminense, Pato desabafou ao dizer que sempre marca gols (ele exagerou no cálculo) quando atua como titular. De qualquer forma, sua postura em campo foi diferente. Ele bateu o pênalti com força e vibrou raivosamente em seguida – sem cruzar os dedos no rosto, como gostava de fazer.
O gol marcado por Alexandre Pato ainda permitiu que o Corinthians alimentasse a esperança de ingressar na zona de classificação à Copa Libertadores da América, pelo Campeonato Brasileiro. “Talvez a gente tenha entrado em um ponto de segurança em relação ao rebaixamento. Só não sei se matematicamente. A partir daí, dá para estabelecer metas. A pontuação poderá nos permitir brigar por alguma coisa a mais”, comentou Tite.

sábado, 9 de novembro de 2013

Zizao alega problemas pessoais e é liberado do Timão por dez dias

Não utilizado por  Tite , Zizao viajou para a China na sexta-feira.

O atacante chinês Zizao foi dispensado dos treinos do Corinthians por dez dias. Após alegar problemas pessoais à diretoria, o atleta ganhou a liberação e viajou ao seu país de origem. Pouco aproveitado pelo técnico Tite, o jogador já não havia participado do treino da última sexta-feira, no CT Joaquim Grava. Ele se recuperou recentemente de dores no joelho esquerdo, que o afastaram das atividades por três semanas.
Com contrato até o fim do ano, Zizao não deve ter seu vínculo renovado. Ele chegou a ter chances com Tite no início de 2013, quando os titulares ainda estavam de férias. Deu uma assistência no primeiro jogo da temporada, contra o Paulista de Jundiaí, teve alguns lampejos, mas depois de disputar três jogos sumiu.
Nos momentos de maior revolta com a situação do Timão no Campeonato Brasileiro – atualmente, a equipe ocupa a 12ª colocação, com 42 pontos – a torcida chegou a pedir a entrada de Zizao, mas Tite sempre foi rígido na própria postura. Coincidentemente, o ataque vem sendo um dos maiores fracassos alvinegros na temporada.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Renato Augusto segue no ataque do Corinthians

No CT Joaquim Grava, técnico manteve mesmo time que empatou com Vitória.

O Corinthians que vai enfrentar o Fluminense no domingo, pela 33ª rodada do Brasileirão, deve ser o mesmo do empate por 1 a 1 diante do Vitória, domingo passado, no Barradão.

Pelo menos no treino desta quinta-feira, Tite repetiu a mesma escalação deixando mais uma vez Alexandre Pato na reserva. Mais uma vez Renato Augusto foi improvisado no ataque ao lado de Romarinho e Emerson Sheik.


Se não tiver nenhum desfalque, o técnico escalará: Walter, Edenilson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf, Guilherme e Douglas; Romarinho, Renato Augusto e Emerson Sheik.

O jogador se mostra tranquilo nesta função. “Estou aqui para ajudar. Já fiz essa função várias vezes e não vejo problema”, disse em entrevista ao site oficial do clube.


Sobre marcar gols, o meia destaca. “A responsabilidade é igual para todos. Por ser um meia de origem, fico mais preocupado em dar um passe ou abrir espaço para outro jogador. A vitória é muito mais importante do que um gol meu”.

Timão passa por 'prova de fogo' antes do Mundialito

Destaque da seleção brasileira e do Corinthians, Bruno Malias revela detalhes da intensa preparação em atividade baseada no treinamento da Marinha dos EUA.

Subir uma ladeira de quatro quilômetros carregando pneus, sacos de areia e até os seus companheiros de equipe. Essas foram algumas das atividades dos jogadores do Corinthians na última fase da preparação para o 3º Mundialito de Clubes, que será disputado de 10 a 17 de novembro, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Bruno Malias, Daniel "Zidane", Anderson, André, Bruno Xavier, Fernando DDI e outros atletas do time do Parque São Jorge enfrentaram uma prova de fogo nos treinos da última semana, acompanhados por membros do Bope, o Batalhão de Operações Especiais, tropa de elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho, porém, não foi um treinamento oficial da corporação.
- Jogar bola não é só correr e chutar. Treinos com práticas diferentes e dinâmicas em grupo são amplamente difundidas no esporte de alto rendimento pelo mundo. Nós somos submetidos à pressão por vitória diária, ao lance decisivo e a decisões que precisam ser tomadas em frações de segundo. Saber lidar com isso diferencia. A ideia foi do Gilberto (Costa), nosso treinador. Nós, atletas, recebemos muito bem este tipo de trabalho, que foge do óbvio e da rotina maçante de treinos - explicou Bruno Malias, destaque da seleção brasileira de futebol de areia.
A atividade contou com métodos utilizados no treinamento da Marinha dos Estados Unidos e foi coordenada pelo professor de Educação Física João Montenegro:
- O TFT (Training foi teams) é um método de treinamento com objetivo de melhorar tanto fisicamente quanto mentalmente os seus praticantes, buscando uma melhora na qualidade de vida. Foi criado por um profissional de educação física baseado na sua experiência na Marinha norte-americana. Com amplo conhecimento em preparação física e maratonas e sua vivência como ex-triatleta, ele procurou relacionar a disciplina adquirida nos EUA com sua experiência profissional, criando assim o TFT.

Tetracampeão mundial e dono de títulos como Sul-Americano, Copa América, Brasileiro, Mundialito e Campeonato Italiano, Malias revelou detalhes dos treinos que fogem do comum e ajudam a criar uma maior resistência e preparo físico. Além de carregarem objetos pesados, os jogadores do Timão ainda realizaram treinos de apneia, trilhas e exercícios abdominais.
O treino foi bacana. Fomos submetidos a condições de pressão em todos os momentos. Subimos um trecho de quatro quilômetros na Vista Chinesa carregando pneus, sacos de areia, uns aos outros, sempre cooperando, tomando decisões, negociando com os instrutores e realizando diversas atividades como apoios, barra, abdominal, trilhas e apneia. Foram quatro horas de intensa atividade e o grupo se comportou muito bem. Terminamos esgotados fisicamente, porém, muito mais fortes psicologicamente.
O Corinthians faz a sua estreia no Mundialito diante do Flamengo, atual vice-campeão, neste domingo, às 10h (horário de Brasília). O duelo terá transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular. Malias destacou o equilíbrio de forças no torneio e prometeu honrar a camisa do Corinthians.
- O Corinthians está treinando há dias semanas para o Mundialito na Praia de Copacabana. Todos os times que participarão do Mundialito são grandes equipes, com excelentes jogadores. O Corinthians vem treinando forte, estamos focados para a estreia contra o Flamengo. Esperamos representar muito bem o Corinthians, honrando a camisa, as tradições e o histórico de luta, de raça, de entrega pelo time - finalizou.
jogadores Corinthians treinamento do BOPE (Foto: Carolina Fontes)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

segundo ensaio da musa do timão -( Vai Corinthians !!!)











Diretor do Corinthians promete reforços para 2014.

Roberto de Andrade admite planejamento antecipado para a próxima temporada e adia mais uma vez resolução sobre permanência do treinador.


O contrato do técnico Tite com o Corinthians termina em dezembro deste ano, e a diretoria ainda não se posicionou sobre uma possível renovação com o comandante. Independentemente de quem for o treinador, o diretor de futebol Roberto de Andrade assegurou que já existe um planejamento detalhado no clube para a próxima temporada, que inclui uma reformulação no elenco alvinegro.
Nos bastidores, os dirigentes já se mobilizam para reforçar a equipe, que não correspondeu às expectativas no segundo semestre de 2013 e hoje ocupa apenas o 12º lugar do Campeonato Brasileiro, com chances remotas de chegar à Libertadores. Para Roberto de Andrade, algumas necessidades no atual elenco são visíveis, e o Corinthians trabalhará nisso para evoluir já no início do ano que vem.
– Já estamos contatando alguns jogadores, independentemente do Tite ficar ou não. Essa é outra questão. Não posso afirmar quem deverá sair, até porque não chegaram propostas, mas há algumas carências que enxergamos, e vamos contratar em cima disso – afirmou o dirigente à Rádio Globo. 
– O Tite vem acompanhando tudo. Falamos de jogadores, e ele obviamente faz parte de todo esse processo, participando, assim como toda a comissão técnica.
No momento, três posições ganham atenção especial da diretoria: laterais, volantes e atacantes. Tudo será trabalhado em cima do rendimento do Timão neste ano. Jogadores como Maldonado e Ibson, que não renderam o esperado, darão lugar a novatos no elenco. Peças que chegaram há pouco tempo, como o lateral Diego Macedo e o atacante Rodriguinho, deverão ganhar mais chances.
Já o técnico Tite se nega a discutir a renovação antes de deixar o Corinthians, no mínimo, em uma posição na qual não corra mais riscos no Campeonato Brasileiro. A ideia do treinador é chegar aos 46 pontos (no momento o Timão tem 42) para, enfim, se reunir com a diretoria e resolver a própria situação. Andrade assegura que a cúpula torce pela permanência do treinador, mas admite que a saída pode acontecer.
– Todo mundo tem direito de dar opinião. O regime no Corinthians é presidencialista, mas não vai ser ele (Mário Gobbi) que vai resolver individualmente. Claro que a palavra dele tem um peso correspondente ao cargo. Toda a diretoria está pensando de forma igual, não há divergência. A chance do Tite não ficar existe, mas espero que ele continue. Sem treinador, o Corinthians não vai ficar. É a única coisa que posso garantir – argumentou.

domingo, 3 de novembro de 2013

Com ataque escasso, Corinthians busca chutar

Dono do segundo pior ataque do Brasileiro, Timão busca mudança de postura para ampliar número de finalizações e balançar mais as redes

Apenas 24 gols marcados em 31 jogos. O desempenho do ataque do Corinthians, 12º colocado do Campeonato Brasileiro, é pior do que o de três times da zona de rebaixamento. Em toda a competição nacional, o Timão só supera o lanterna Náutico, que balançou as redes em 20 oportunidades. Para melhorar esse retrospecto e fechar a temporada de maneira digna, a ordem para os jogadores alvinegros é clara: finalizar em qualquer oportunidade.

Coincidência ou não, os atacantes vêm sendo os mais perseguidos pela torcida. Na última quinta-feira, Alexandre Pato, Romarinho e Emerson Sheik foram alvo de protestos no CT Joaquim Grava. Atualmente, o Corinthians só não é o lanterna de finalizações em todo o Brasileirão porque o Grêmio tem uma tentativa a menos: 314 dos alvinegros, contra 313 dos gaúchos.
No clássico contra o Santos, o Timão evoluiu neste aspecto. Com Renato Augusto e Emerson revezando-se em função mais avançada no setor ofensivo, a equipe passou a criar mais e ter mais volume de jogo do meio-campo para frente. Enquanto a defesa vive notável regularidade desde o início do ano, o ataque ainda busca mais efetividade para reduzir a pressão da Fiel.
– O elenco batalha muito para não tomar os gols, porque sabe que a qualquer hora podemos fazer um ou dois. O foco do treino vem sendo esse: em qualquer abertura que tiver, chutar ao gol, para retomarmos as vitórias – afirmou o goleiro Walter.
O incômodo do técnico Tite com a falta de pontaria do Corinthians é notável desde o início desta temporada. Embora tenha conquistado o título do Campeonato Paulista, o Timão também tinha dificuldades para finalizar no estadual. Sem Paolo Guerrero, artilheiro da equipe nesta temporada, com 18 gols marcados, o panorama se tornou ainda mais pessimista para o treinador alvinegro, que segue sem encontrar uma escalação “definitiva”.
A sensação de Tite é de que, mesmo quando o Corinthians joga melhor e cria mais oportunidades, não consegue converter em gols. Assunto recorrente em suas entrevistas, os chutes a gol se tornaram um verdadeiro drama para o atual elenco. No empate por 1 a 1 com o Santos, o técnico chegou a dizer que a equipe dominou dois terços do jogo e, ainda assim, não ficou com o resultado positivo.
Confiante em uma evolução do ataque, a sete partidas do fim do Brasileirão, o Timão volta a campo no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), contra o Vitória, no estádio do Barradão. Com 41 pontos, na 12ª colocação, a equipe está a 11 do G-4, traçado como meta pela diretoria.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Destaque de novo, Walter: 'Tenho muito a provar ainda'

Após defender pênalti contra o Grêmio, goleiro corintiano faz outra boa partida no clássico com o Santos, neste domingo, em Araraquara

A cada jogo, Walter vai ganhando a confiança da torcida corintiana. Substituindo Cássio há três rodadas, o goleiro vem conseguindo somar boas atuações. Neste domingo, com pelo menos quatro boas defesas, ele foi decisivo a favor do Timão para o empate por 1 a 1 no clássico com o Santos, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (veja ao lado o vídeo dos melhores momentos da partida).
Contratado em maio, junto ao União Barbarense, Walter estreou pelo Corinthians só em outubro, quando Cássio sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e precisou deixar o duelo com o Criciúma ainda no primeiro tempo. O novato, então, deu conta do recado e não sofreu gols naquela partida. Depois, foi bem diante do Grêmio, na quarta-feira passada, ao defender o pênalti de Barcos, na eliminação corintiana da Copa do Brasil.
- Estou trabalhando. Foi só meu segundo jogo como titular, tenho muita coisa para provar a essa nação ainda. Estou feliz pela partida que fiz, goleiro é sempre cobrado, mas triste pelo resultado.
O Corinthians saiu à frente no placar, com Douglas, ainda no primeiro tempo, mas cedeu o empate ao Santos, na etapa final. Em um cruzamento para a área, Everton Costa tentou e Walter fez boa defesa, mas não conseguiu evitar o gol de Gustavo Henrique no rebote.
- Tivemos um cansaço, todos viram a lua que estava (expressão para dizer que estava calor), foi um desgaste grande pros dois times. Eles tiveram a chance de empatar, a bola bateu em mim e entrou - completou o goleiro.
Walter deve ser mantido no gol do Corinthians até 2014, já que a previsão é de que o titular Cássio  retorno ao time apenas na próxima temporada.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ídolo da camisa 7 do Timão dá força a Pato: 'Pode fazer a diferença'

Setes épicos! Com o número que já foi do herói Marcelinho, atacante tenta classificar o Corinthians nesta quarta-feira, na Copa do Brasil, contra o Grêmio. Ele decidiu em 1995.

Alexandre Pato nem precisou pedir a camisa 7, que já havia utilizado nos primeiros anos de Milan (ITA), quando chegou ao Corinthians. Ela simplesmente lhe caiu no colo, já que o atacante argentino Martínez havia arrumado as malas para voltar ao seu país, negociado com o Boca Juniors.
Número de protagonista, não mero coadjuvante. Eterno camisa 7 do Timão, Marcelinho Carioca esteve no Memorial do Corinthians e falou sobre a decisão contra o Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h50, em Porto Alegre, que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil.





terça-feira, 22 de outubro de 2013

Novato x experiente: Quem ficará com a vaga de Cássio?

Estreante na vitória sobre o Criciúma, no sábado passado, concorre com reserva que mais jogou no ano por um lugar em decisão contra o Grêmio.

No jogo que pode salvar o segundo semestre do Corinthians, o técnico Tite tem uma dúvida crucial na escalação da equipe. Sem o goleiro Cássio, com uma lesão muscular na coxa, o comandante pesa prós e contras das duas opções que tem à disposição: o novato Walter, que estreou na vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, sábado, em Itu, ou Danilo Fernandes, mais rodado no clube.
Julio Cesar, ex-titular da equipe, também vem treinando com os companheiros, mas sequer é relacionado para as partidas. Assim, ao lado do preparador de goleiros Mauri Lima, Tite tenta escolher o responsável por tentar parar o ataque do Grêmio nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), em Porto Alegre, em jogo que dá vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

– O Walter agarrou a oportunidade, foi muito bem, mas vamos pensar bem no que fazer para quarta-feira. Tenho opções e vou analisá-las – afirmou o técnico, após vencer o Criciúma.
Cássio saberá a gravidade de sua lesão nesta terça-feira, mas não viajará com o elenco para o Sul do país. A tendência é que Walter e Danilo sejam mesmo os relacionados. O primeiro leva vantagem pelo ritmo de jogo, já que esteve em campo há apenas três dias. O segundo tem mais experiência com a camisa corintiana: são 25 jogos. Walter, porém, treinou defesas de pênaltis na segunda-feira e deu um indicativo de que pode ser o novo titular.
A escolha do goleiro não é simples, já que os dois se equivalem na avaliação da comissão técnica. Walter e Danilo se revezam na reserva de Cássio, e o primeiro deu sorte por estar em seu dia quando Cássio se machucou. Apesar do nervosismo nos primeiros minutos, Walter fez algumas defesas e saiu elogiado.
– Tive minha oportunidade, fui com calma e mostrei um pouquinho do que sei. O Tite mandou eu trabalhar, que uma hora isso ia acontecer – comemorou Walter.
Danilo Fernandes, por outro lado, não joga desde o empate sem gols com o Náutico, no início de setembro, que fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Titular em boa parte do Campeonato Paulista deste ano, ele subiu um degrau na preferência de Tite e se tornou reserva imediato de Cássio – até a chegada de Walter fazer o técnico implantar um rodízio no banco.
Sem chances de jogar está Julio Cesar, que tem treinado com os companheiros, mas não deve ser aproveitado até o fim do ano. Jogador do atual elenco com mais títulos pelo Corinthians (nove, no total), Julio conta com o carinho da diretoria e deve ter sua saída facilitada no fim do ano. Até lá, torcerá por um de seus companheiros na difícil missão de tentar conquistar a Copa do Brasil.



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Apesar da Vitoria Torcida faz protesto

Sábado, em Itu, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro,há vitoria em cima do Criciúma foi insuficiente para acalmar a torcida. Nesta segunda-feira, na frente do CT Joaquim Grava, integrantes de uma organizada alvinegra protestaram com faixas. As reivindicações são, em geral, em tom de cobrança, por conta da má fase do time no Brasileirão.
Uma das faixas diz respeito ao jogo decisivo que o time faz diante do Grêmio, na quarta-feira, na Arena Grêmio, na segunda partida pelas quartas de final na Copa do Brasil. "Estaremos de olho", escreveram os torcedores. Questionado pelo repórter Bruno Monteiro, da Band, sobre o tom ameaçador da frase, um corintiano preferiu não explicar e pediu ao jornalista para "cortar" o trecho da matéria, feita ao vivo.

Em outra entrevista, um dos torcedores prometeu mais protestos dependendo da atuação contra o Grêmio, mas negou que a organizada fará terror contra os jogadores.

Para avançar à semifinal da competição, o Corinthians precisa vencer para se classificar sem ter de decidir nos pênaltis, já que o primeiro jogo terminou empatado por 0 a 0 no Pacaembu.

domingo, 20 de outubro de 2013

Cássio é vetado para o jogo contra o Grêmio

Goleiro sofre com mal estar antes de duelo com o Criciúma, joga, mas sente lesão muscular no primeiro tempo e é vetado para partida contra o Grêmio.

A noite de sábado reservou problemas ao goleiro Cássio no duelo contra o Criciúma, em Itu - o Timão venceu por 1 a 0. Substituído ainda no primeiro tempo com uma lesão muscular na coxa direita, Cássio também teve um mal estar antes da partida e já não se sentia 100% confortável no jogo. Exames complementares do departamento médico do Corinthians vão determinar a gravidade do problema, mas já se sabe que ele não tem condições de jogar contra o Grêmio, quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Antes do jogo, enquanto fazia aquecimento com o preparador Mauri Lima, Cássio reclamou de dores no peito e de um mal estar. No entanto, melhorou sua condição e foi para o jogo. Aos 23 minutos, porém, sentiu a coxa em uma reposição de bola e teve de ser substituído pelo estreante Walter.
– Muita dor – disse o goleiro, brevemente, na saída do gramado.
Cássio foi carregado pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti e pelo médico Guilherme Runco. Agora, a preocupação fica por conta da gravidade da lesão. Ele já será desfalque no jogo de quarta-feira contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. Resta saber quando poderá voltar a jogar.

cassio CORINTHIANS X CRICIUMA (Foto: Marcos Ribolli)

sábado, 19 de outubro de 2013

Parceria do Corinthians com 'Os Simpsons' em 2014

Série terá episódio especial sobre a Copa do Mundo, e acordo se estende para a comercialização de produtos com as marcas ligadas

O Zenit anunciou, em seu site oficial, uma parceria com o canal Fox para aparecer em um episódio de "Os Simpsons" e parceria na comercialização de produtos com os personagens da série vestindo a camisa do clube.
E, ao falar sobre o acordo, o clube russo entregou o nome de outras equipes que também fazem parte do negócio. O Corinthians está na lista, ao lado de Boca Juniors e Barcelona.
A série trará ainda um episódio especial sobre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Homer será um árbitro na competição. O departamento de marketing do Corinthians confirmou que está em tratativas para fechar a parceria, inclusive negociando valores, mas ainda não assinou contrato.



Bart Zenit (Foto: Divulgação)

Tite admite que vitória "Tira um pouco do peso"

Técnico aprova atuação na vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, em Itu, e mostra otimismo com decisão de quarta-feira contra o Grêmio.

A semana conturbada do técnico Tite terminou com alívio após a vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, neste sábado, em Itu. Após uma reunião que definiu sua permanência no comando do Corinthians, o treinador viu um time mais encorpado em campo diante dos catarinenses. Para ele, porém, o mais importante foi o resultado, que dá uma tranquilidade para o confronto decisivo contra o Grêmio, quarta-feira, pela Copa do Brasil.

– A vitória traz confiança. A vitória e o gol nos tiraram um pouco do peso e da responsabilidade. Temos de repetir o que fizemos até o gol – disse o técnico.
– Em termos pessoais traz alívio, sim, não tenho hipocrisia. A vida me mostrou que tudo é conjunto. O diretor sustenta o trabalho, a torcida passa carinho, a comissão e os jogadores também sentem a dimensão de tudo – completou.
Para o técnico, a vitória deste sábado foi mais importante pelos três pontos na tabela do que pelo desempenho apresentado pela equipe. O Timão foi aos 40 pontos e se afastou da zona de rebaixamento. Agora são oito de distância para o próprio Criciúma, atual 17º colocado.
– Esse jogo é pontual. Tinha um envolvimento emocional e colocamos transpiração antes da razão. O jogo teve essa característica – explicou Tite.
Com o alívio na tabela do Brasileiro, o pensamento fica voltado para a Copa do Brasil. O Timão precisa vencer o Grêmio, na Arena, se quiser uma vaga nas semifinais. O duelo de ida terminou empatado por 0 a 0, no Pacaembu.
tite CORINTHIANS X CRICIUMA (Foto: Marcos Ribolli)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Reunião com diretoria deve definir futuro de Tite no Corinthians

A cinco pontos da zona de rebaixamento depois da derrota para o Grêmio, time sofre maior pressão dos últimos anos.



A permanência do técnico Tite no comando do Corinthians está cada vez mais ameaçada. Depois da derrota para o Grêmio na noite de quarta-feira, a pressão sobre o treinador aumentou muito e seu futuro no time será definido em uma reunião com diretores do departamento de futebol em São Paulo, provavelmente ainda na tarde desta quinta-feira.
A delegação corintiana desembarca na cidade às 15h e Tite deve se reunir pouco depois com diretores do time que não foram a Porto Alegre - o único a acompanhar a delegação foi o gerente de futebol Edu Gaspar.
Uma possível demissão aconteceria justamente em um dia que poderia ser de festa, já que foi há exatamente três anos que Tite foi anunciado como treinador do Corinthians. Ao longo desse período, ele conquistou um Campeonato Brasileiro, uma Libertadores, um Mundial de Clubes, um Paulistão e uma Recopa.
No entanto, até o dirigente que trouxe o treinador, o ex-presidente Andrés Sanchez, engrossou o coro de críticas. "Estamos de brincadeira ou melhor brincando com fogo e duro", afirmou o cartola, ainda um dos mais fortes nos bastidores, em sua conta no Twitter na noite de quarta, durante o jogo contra o Grêmio.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Arena Corinthians será inaugurada em dezembro sem telões de alta definição

Projeto prevê a instalação de quatro equipamentos de última geração dentro do estádio.

Nem tudo estará pronto quando o estádio do Corinthians em Itaquera for inaugurado no final do ano. Um dos itens que vai faltar, e que a Fifa julga como de suma importância, são os telões de alta definição que ficarão dentro do estádio. Segundo Sergio Baptista da Costa, gerente nacional de projetos e soluções da Osram, a data de colocação ainda não está definida. "Está para o primeiro semestre do ano que vem. Esse é o plano original, mas não temos datas. São quatro telões, dois voltados para dentro do estádio e dois para fora"conta.
Esses telões possuem altíssima definição. Eles têm 30 metros de comprimento por 7,5 metros de altura, sendo que os dois voltados para dentro contam com uma resolução maior, de 7 mm por pixel - os de fora têm 20 mm por pixel. Outro detalhe que pode atrapalhar um pouco os planos do Corinthians é que, com a colocação das arquibancadas móveis atrás dos gols, os locais onde ficarão os telões talvez tenham de ser mudados. "Pode ser que tenhamos de fazer um arranjo intermediário", diz.

Deixar a colocação dos telões somente para 2014 é também uma forma de Corinthians e Odebrecht economizarem um pouco, pois até agora não ocorreu a liberação do financiamento de R$ 400 milhões do BNDES, ou seja, a obra está sendo custeada por empréstimos da Odebrecht, nos quais o clube tem de pagar os juros. Ainda não se sabe se outros itens serão deixados também para 2014, o que faria com que o estádio fosse entregue com alguma diferença em relação ao plano original de obras.

Além dos telões, a Osram também está encarregada do fornecimento de iluminação interna e externa e do telão da fachada de led. Durante a festa de aniversário do Corinthians no estádio, no mês passado, foi feito um teste em 17 das 44 colunas do telão de led que ocupa toda a fachada do estádio, com 170 metros de comprimento por 20 metros de altura. "Ele está totalmente instalado. São mais de 1.300 painéis de vidro e 2.600 conexões. Aí tem de multiplicar isso pelo número de cabos e uma série de revisões precisa ser feita", explica Sergio Baptista da Costa.

Ele lembra que é um trabalho muito grande e que muitos testes parciais já foram feitos, com a utilização de parte do telão para exibir conteúdos. "É uma obra super importante, pois esse telão da fachada é algo inédito e customizado, é nosso expertise. Isso requer esforço em toda cadeia, pois um projeto desse nível envolve coordenação em vários aspectos", conclui o executivo, garantindo que o teste final deve ser feito só no final do ano. "Para vermos 100% do telão deve levar mais uns dois meses."




Tite muda equipe e Diego Macedo vira titular contra o Grêmio

Técnico vê lateral como alternativa na armação de jogadas para jogo desta quarta. Na defesa, Fábio Santos e Paulo André são desfalques.

O Corinthians terá uma cara diferente no duelo desta quarta-feira contra o Grêmio, às 21h50 (horário de Brasília), em Porto Alegre. Ainda em busca de uma formação que melhore a produção ofensiva da equipe, o técnico Tite lançou uma surpresa no setor em treino tático realizado na manhã desta terça-feira: o lateral-direito Diego Macedo vai atuar como um meia pela direita, ao lado de Douglas e Romarinho, com Emerson avançado como centroavante.
As mudanças não param no ataque, já que o técnico tem dois desfalques na defesa em relação à equipe que empatou sem gols com o São Paulo, domingo, no Morumbi. Desgastados por motivos diferentes, o zagueiro Paulo André e o lateral-esquerdo Fábio Santos foram vetados e ficarão em recuperação física. O primeiro está cansado pela longa sequência de jogos, enquanto o segundo se recuperou recentemente de uma lesão no púbis.
Com isso, Cléber e Igor foram escalados entre os titulares. O lateral-direito Alessandro, que vinha sendo utilizado como opção na esquerda, deve ser reserva. Ele não treinou com o grupo e ficou apenas na academia, mas será relacionado. Paolo Guerrero, recuperando-se de uma fissura no pé esquerdo, ainda não está à disposição.
Assim, o Timão deve iniciar o duelo com a seguinte formação: Cássio; Edenílson, Cléber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Diego Macedo, Douglas e Romarinho; Emerson.

Com 37 pontos, o Corinthians ocupa a modesta 11ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Diante do Grêmio, o desafio é voltar a fazer gols e superar os três empates consecutivos por 0 a 0

Diego Macedo treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Gil é denunciado por lance violento e pode desfalcar Corinthians

Gil gesticula durante o clássico do último domingo; zagueiro pode pegar um gancho de até seis jogos.


Destaque da defesa do Corinthians, Gil foi denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e pode ser suspenso por até seis jogos. O lance que originou o pedido de gancho foi há sete jogos, contra o Cruzeiro, e foi ignorado pelo árbitro.

Quem denunciou Gil foi Rafael Vanzin, sub-procurador do STJD, que fez o pedido baseado em vídeos da partida, que terminou 0 a 0. O lance em questão ocorreu ainda no primeiro tempo e envolveu o atacante Borges.

Depois de um chute na trave de Willian, o camisa 9 cruzeirense dominaria a bola na linha de fundo quando Gil chegou dividindo, e acertou a coxa do rival com uma pisada. O árbitro Felipe Gomes da Silva, de frente para a jogada ignorou a ação de Gil, que seria pênalti.

O zagueiro corintiano foi enquadrado no artigo 254 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala sobre jogadas violentas que coloquem em risco a integridade física de um outro atleta. O julgamento não tem data para ocorrer, mas o advogado do clube do Parque São Jorge diz ter confiança de que Gil sairá impune.

"O próprio código diz que somente em casos excepcionais é que se deve ter denúncia por vídeo. Eu não vi nada excepcional. O árbitro estava perto do lance e o árbitro do fundo também", disse João Zanforlim.

Se for punido, Gil pode ficar em situação delicada. Na partida seguinte pelo Campeonato Brasileiro, ele foi expulso diante da Portuguesa ao desferir uma cotovelada em um rival. O lance deve ser denunciado no STJD nos próximos dias, assim como a garrafada que o auxiliar levou na mesma partida, e que pode prejudicar o Corinthians.

Nesta quinta, o clube definirá sua vida na Copa do Brasil. O Corinthians foi punido com duas perdas de mando de campo por conta do uso de sinalizadores por parte de sua torcida na partida contra o Luverdense, fora de casa, além de ter recebido uma multa de R$ 100 mil.


Depois do gancho inicial, o clube conseguiu o efeito suspensivo, e o recurso será julgado de forma definitiva nesta quinta. Se for punido, o Corinthians pode ser obrigado a atuar nas fases finais do torneio longe do Pacaembu.


Briga pode tirar até 10 mandos do São Paulo

A confusão nas arquibancadas do Morumbi durante o clássico contra o Corinthians, no Morumbi, poderá render perda de até 10 mandos de campo para o São Paulo. No último domingo (14), torcedores do Tricolor e a Polícia Militar entraram em confronto antes do início do segundo tempo.

Além da suspensão de jogos no estádio, o clube poderá receber multa de R$ 100 a R$ 100 mil. As penas estão previstas ao infrator do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

- Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I - desordens em sua praça de desporto; II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

Para isso, a Procuradoria do STJD deve denunciar o ocorrido ainda nesta semana, tendo como material de apoio as imagens da briga e o relato do árbitro. Juiz da partida, Wilson Luiz Seneme registrou em súmula o tumulto na arquibancada, mas garantiu que o fato não atrapalhou o reinício do jogo.

Ainda nesta temporada, Vasco e Corinthians foram clubes enquadrados no artigo 213 e perderam quatro mandos de campo no Campeonato Brasileiro. A punição foi decorrência da briga entre torcedores dentro do estádio Mané Garrincha, em Brasília, no último dia 25 de agosto.
Confronto entre torcedores do São Paulo e a PM no Morumbi, durante o clássico com o Corinthians / Mauro Horita/Agif/Folhapress

domingo, 13 de outubro de 2013

CENI ERRA PÊNALTI, E SÃO PAULO E CORINTHIANS FICAM NO EMPATE

Em jogo tenso, com briga nas arquibancadas e muitas chances perdidas, equipes não saem do zero e escancaram a péssima fase de seus ataques.

A tiração de sarro em cima do goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, não demorou muito a aparecer nas redes sociais. No clássico entre Tricolor e Corinthians, neste domingo, o capitão perdeu seu quarto pênalti consecutivo, aos 43 minutos do segundo tempo, e perdeu a chance de dar a vitória à sua equipe. O jogo terminou 0 a 0. Veja as piadas que circulam na internet.